O que lembro deste desenho animado hoje, devo-o às gravações feitas por meu pai nos anos 80. Um tanto visionário e esperto, ele sabia que podia usá-las para me manter sossegada diante do televisor por muito tempo. Por muito que já os tivesse visto, voltava a apreciar novamente. É assim até hoje, e não só com desenhos animados. A televisão foi a minha babysitter e amiga... Mas como meu pai não estava para comprar mais cassetes, gravava alguns episódios por cima de outros e fingia que não era de propósito. Contudo, havia nele a crença de que ia gostar de ver aqueles desenhos quando fosse crescida. E não se enganou.
Hoje, ao revê-los, acho a voz do "Bel" irritante. Lembro-me que a Heidi e o Marco passaram por situações semelhantes, também nas montanhas. A infância dos meninos de 80 foi bombardeada com dramas e tragédias. Praticamente todos os meninos das histórias de desenhos animados eram órfãos. O Marco, de que não me lembro, a Heidi, de que lembro pouco, o Bel, a Ana dos Cabelos Ruívos, a Flora, o Tom Sawyer... deve ser por isso que não sinto pena de quem é órfão. No meu entender, não são necessariamente uns desgraçadinhos. Muitas vezes acabam por ser crianças que recebem muito amor de terceiros- avós, tios, vizinhos, pais adoptivos etc, e poucas agressões. Todo aquele amor extra os faz desenvolver bem, com mentes saudáveis e ter muitos amigos. Pelo menos assim rezam a maior parte das histórias dos anos 80...
.
Outra lembrança que este desenho animado me trás, é a imagem viva do Bel e do Puchi. Na altura, todos os cães, indubitavelmente, eram baptizados de Puchi... na família existiram, por um breve período de tempo, dois cães de características similares a estes dos desenhos animados. Cheguei a colocar o pequenino em cima da cabeça do grande. Mas o animal não ficava nada entusiasmado... podera! De oito centímetros de altura passava para oitenta!
Acima têm o genérico e algumas cenas do desenho animado. Quem tiver interesse, posso disponibilizar o Bel e Sebastião, assim como acabei por disponibilizar as séries dos posts anteriores.
Gostava que partilhassem nos comentários, as vossas histórias com cães e com estes desenhos! Aguardo por notícias e voltem sempre!
Ahahahah, quando eu era pequenita, gostava tanto de ver televisão, que ninguém tinha de fazer qualquer tipo de esforço para me manter colada a ela!! Eu sempre gostei tanto de ver desenhos animados... gostei até perto dos 20 anos e depois disso, não sei o que aconteceu... acho que não passou, acho que é só daquelas coisas que uma pessoa deixa adormecer por um tempo ao ponto de se esquecer que elas existem... e que precisam assim de um abanão para renascer!! :-DD Obrigada por estares, de alguma forma, a voltar a despertar isso!! :-))
:-D Já não me lembro da voz do Bell.... mas sei que adorava cada detalhe da série... a neve, as montanahas... eu adorava ter um cão grande e branco como aquele!! Ahahah, que engraçado vires aqui falar nos dramas e tragédias com que fomos bombardeados durante a nossa infância!! A esse propósito, aconselho-te que vejas o meu post, no meu blog principal, http://impressionantesimpressoes.blogspot.com; espreita lá um post com o mesmo nome do blog: Impressionantes Impressões e dá-me a tua opinião eheheh!! :-D
A minha mãe costumava "gozar" um pouco com essa questão dos órfãos e com a obcessão dos chineses que faziam estas séries com a procura da mãe... olha, já nem me lembrava, pois o Sebastião andou o tempo todo à procura da mãe ahahahah!! :-D Eu acho que isso são apenas metáforas para um qualquer conflito existencial deles, do género de querer retornar ao Uno de onde veio o Universo e tudo o que existe eheheheh :-D
Aiii que giro o que tu me estás a lembrar!! Sim, sim, os cães todos eram Puchis!! Ahahah!! Mas na minha rua havia um grande que os miúdos baptizaram de Bell :-D ahahah aiii que máximo!!
Eu nunca cheguei a comprar o Puchi de plástico, embora tivesse o Bell, o Sebastião, a miúda (que eu já não me lembro do nome)... eu até tinha o avô!! Mas o Puchi nem sei se alguma vez o comprei, porque achei uma parvoíce eles terem-no feito do tamanho do Bel!! :-S :-D
Olá. encontrei este bolg por acaso através de um outro. Fiquei tão comovida de ver "o bell e o Sebastião" e todos os outros que vi aqui no blog. Passei a minha infância a vê-los! Tenho a caderneta de cromos e tudo! Tive na altura um cão com o nome de bell . também te recordas da Candy Candy ? pois também ainda tenho a caderneta dos cromos. Enfim vieram-me tantas coisas á memória desses e de tantos desenhos animados. nessa altura não havia a violência que hoje há dos bonecos...Volto mais vezes com certeza...Felicidades
Ora venha sempre! Recordar esta altura das nossas vidas só nos trás felicidade! Lembro da Candy-Candy e de muitos mais, que a tempo irei colocar aqui no blog. Quanto a cadernetas, lembro bem delas! Mas não me sobraram nenhumas... guarde bem o seu tesouro!
Bem! Eu via esta serie sempre que ela dava na tv, mas como já passou tanto tempo já não me lembro bem da historia. Bom, Bom era arranjar a serie de novo para a gente matar as soudades. Eu tenho andado à procura mas ainda não encontrei nada. Se souberem de algo coloquem aqui.
Eu adorava ver a séries todas de Bel e Sebastião, para matar saudades.... Adoro animais por isso sou apaixonada por Bel e Sebastião Tenho muito interesse em arranjar as series, procuro já algum tempo mas não encontro nada.
1) Ana dos Cabelos Ruívos - restaurada a luminosidade e cor
2) Willy Fog e a volta ao Mundo -restaurado- 1ª dobragem
3) Bana & Flapi - terceira versão
4) Bel e Sebastião - alguns episódios
5) As cidades de Ouro
Contacto: fadebd@sapo.pt