Blogue para recordar desenhos animados. Presta-se a trocas restauradas.
Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008
Bana e Flapi

 

 

 

 

 

..

Coloco aqui uma questão:

Qual das duas versões deste desenho animado preferem?

 

"Ai o meu rabinho" ou "este bixo corre muito"?

 

 

 

 

 

 

Foi como que conheci esta banda desenhada. Isto quer dizer que estávamos no ano de 1980. Mas para quem estava a nascer nessa altura pôde, cerca de 10 anos depois, descobrir este desenho sob o nome de Puchi – o pequeno esquilo.

 

A diferença não está só no nome. A abertura musical é diferente e a dobragem também. Daí perguntar aos leitores: qual a sua preferida?

 

A série foi lançada em DVD à uns anos com o seu nome de baptismo: Bana e Flapi. Mas esta não é a versão que a pequenada viu nos anos 80. Existem diferenças e a primeira que se nota é a melodia do genérico que, cantarolada por aqueles que ainda se lembram dela (como eu J) não encontra correspondência exacta.

 

As músicas de  foram lançadas em disco por volta de 1980. A pequenada teve nomes hoje de relevo do panorama musical português a fazer a adaptação ou interpretação das músicas originais desta série. É composto por melodias cativantes que parecem variar no estilo. Ora soam a uma energética cowboyada, ou a um triste fadinho, uns melancólicos blues ou um pouco de jazz. Já não se fazem assim! E a pequenada é que sai a ganhar, principalmente aqueles que puderam também brincar com as figuras em PVC das personagens e coleccionar os selos para a caderneta. É tão o espírito de 80!

 

Anos 80, 90 ou 2000 o bom é que estes desenhos animados atravessam todas a gerações. Hoje as crianças ainda os olham com o mesmo deleite. Será que os bisnetos e tetranetos das crianças de 80 também o farão?

.

 

 

Oiça umas melodias do disco: 

 

 

 

 

 



publicado por Tv Tuga às 20:28
link do post | Esboçar opinião | favorito

6 comentários:
De Helena a 26 de Setembro de 2008 às 17:46
Oooohhh!! Tão fofos!! Lembra-me de comprar esses bonequinhos lá na papelaria onde comprava os livros da Anita!! Não vais acreditar, mais tenho os três do lado esquerdo da foto que mostras logo ao iníco; não me lembro se tive aquele do lenço azul, mas sei que já não o tenho... e tenho o velhote dos óculos com a casaquinha verde ahahahah!! Ai que delícia... que delícia!! Mas olha, não posso responder-te qual das versões gosto mais porque tenho aqui um quadradinho colorido que me diz que a imagem não pôde chegar... será que me falta instalar alguma coisa? Também não consigo ouvir as melodias do disco... mas lembro-me destes bichinhos... ainda era muito pequenita, mas delirava!!:-))


De Tv Tuga a 27 de Setembro de 2008 às 14:36
Olá Helena.
Obrigada por visitar o blog e pelos comentários. De facto, recordar é alegria! Ando à procura dos dvds que sairam desta série mas não encontro. Acho estranho, porque consegui comprar outras desse tempo. Como o Conan - estás lembrada dessa?

Da fotografia dos bonecos que encontrei na net, sobreviveram-me a Flapi e o texugo. Como disse, recordar é alegria! Se não consegues ver os vídeos, experimenta seguir os links directamente no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=17dzTFyb9tc
http://www.youtube.com/watch?v=dRnzc-N2jCk
http://www.youtube.com/watch?v=W8Gor0s7QnI

Quero mesmo saber qual a versão que gosta mais!

Ainda não falei da Ana porque estava à espera do lançamento do último dvd. Revi a série até um ponto e não é que voltei a gostar? Aguarde que ela vem aí, com interessantes pontos de vista.

Cumprimentos



De Helena a 27 de Setembro de 2008 às 21:31
Olha, hoje já consigo ver tudo, a minha net anda doida!! Mais uma vez respondi aos teus comentários lá pela minha casita!! Eu não ando muito por dentro do que se faz hoje para recordar o passado no que diz respeito à bonecada ehehe... Mas lembro-me muito bem do Conan!! ... Houve anos em que pensei que tudo isto se tinha perdido... até que eles começaram a fazer reedições, o que eu acho que é uma excelente ideia! Não sei de que forma te poderei ajudar a procurar as coisas que te faltam... mas aposto que não terás de esperar muito; quando dou por mim lá vejo mais uma série minha conhecida a ser reeditada em DVD... será provavelmente uma questão de tempo, digo eu. Eheheheh, é curioso, mas acho que daqui a uns aninhos, se tudo correr como planeio, quando tiver filhotes quem vai fazer perguntas dessas vou ser eu eheheh!!

Olha, a versão destes bonequinhos de que mais gosto é a primeira, porque é a que eu conheço... aquela em que o bicharouco se chamava Puchi eheheheh e com a voz da Irene Cruz em fundo... :-)))

Beijinhos!!


De foziber a 12 de Fevereiro de 2009 às 08:22
Ai o meu rabinho, sem dúvida!!!!


De Courela a 24 de Junho de 2009 às 15:50
Saudações,

o que eu percorri para achar estes desenhos animados, é que só vi a segunda versão que deu onde o esquilo era o Puchi, mas existem muito poucos sítios onde referem este nome.

Lembro-me de algumas partes do genérico, era uma mulher que cantava: "Puchi, Puchi ... vai saltando de ramo em ramo ... o que vai acontecer, vamos agora saber!"

Que saudades!


De Pedro Figueiredo a 10 de Março de 2010 às 11:50
As vozes da versão original, sem dúvida! Embora o "Ai o meu rabinho!" seja preferível a "Este bicho corre muito!"

Cumprimentos


Comentar post

mais sobre mim
posts recentes

O outro lado de Conan

O meu rabinho na Comercia...

Conan - o rapaz do Futuro

O "meu rabinho" na RFM?

Nós e os desenhos...

Riscos e Rabiscos...

Lembranças... como funcio...

Desafio: os 7 pecados

Bel e Sebastião (e os cãe...

Ana dos cabelos RUIVOS

arquivos

Junho 2011

Maio 2011

Março 2010

Fevereiro 2010

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Janeiro 2009

Outubro 2008

Maio 2008

Fevereiro 2008

pesquisar
 
links
TROCA & VENDA
1) Ana dos Cabelos Ruívos - restaurada a luminosidade e cor 2) Willy Fog e a volta ao Mundo -restaurado- 1ª dobragem 3) Bana & Flapi - terceira versão 4) Bel e Sebastião - alguns episódios 5) As cidades de Ouro Contacto: fadebd@sapo.pt
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


blogs SAPO
subscrever feeds